Em 2008, o Shingo Institute apresentou ao mundo o atual Modelo Shingo, apresentou os Princípios Orientadores de Excelência Operacional em uma abordagem Comportamental. O Modelo deu visibilidade e impulsionou o Prêmio Shingo que passou a representar e certificar o verdadeiro padrão internacional de Excelência Operacional, e mais importante, criou debates sobre os princípios orientadores, sobre os comportamentos que eles guiam, sobre os sistemas que os impulsionam e de que forma alcançar resultados sustentáveis. O Prêmio Shingo é baseado em uma avaliação completa da cultura de uma organização e como ela conduz a resultados de classe mundial com aplicação do Lean Managament. 

Atualmente várias pessoas e organizações em todo o mundo se beneficiam do Shingo Model, assim como dos Summits e Workshops Shingo. Estes eventos acontecem durante todo o ano em vários países e ajudam as pessoas a entender os princípios e implementar os sistemas que impulsionam os resultados sustentáveis ​​e a cultura que as empresas tanto almejam. Em suma, o atual Modelo Shingo tem sido de grande importância para o processo de Melhoria Contínua na busca da Excelência Empresarial.

As 3 percepções da Excelência Empresarial segundo o Modelo Shingo são:

Resultados ideais requerem comportamentos ideais: O resultado é o objetivo de toda organização, mas existem vários métodos pelos quais eles são obtidos. Resultados ideais são aqueles que são sustentáveis a longo prazo. Apenas com o aprendizado e a introdução de novas ferramentas e sistemas não se alcança um resultado ideal. Grandes líderes entendem a relação de causa e efeito entre os Resultados e Comportamento. Para alcançar Resultados Ideais, os líderes devem fazer o trabalho duro de criar um ambiente onde os comportamentos ideais são evidentes em cada indivíduo.

Crenças e sistemas guiam os comportamentos: A nossas crenças têm um efeito profundo sobre o nosso comportamento. O que muitas vezes é esquecido é o efeito igualmente profundo que os sistemas afetam no comportamento. Grande parte dos sistemas que orientam a forma como as pessoas trabalham em nossas empresas foram criados para gerar um resultado específico sem levar em conta o comportamento que o sistema consequentemente guia. Muitos sistemas são de fato uma evolução em resposta a uma necessidade específica para um resultado particular. Os gestores têm um trabalho enorme para realinhar os sistemas de gestão e de trabalho para impulsionar o comportamento ideal necessário para alcançar resultados ideais.

Princípios informam, contribuindo para que ocorram comportamentos ideais: Princípios são regras fundamentais e nos ajudam a ver as consequências positivas e negativas dos nossos comportamentos. Este fato nos permite tomar decisões com mais informação, mais especificamente, sobre como podemos escolher se comportar. Quanto mais os líderes, gerentes e funcionários entenderem os princípios de excelência empresarial e que sistemas estão alinhados para reforçar o comportamento ideal, maior a probabilidade de criar uma cultura sustentável de excelência onde a obtenção de resultados ideais é uma regra e não uma aspiração.

Com relação a premiação O Prêmio Shingo é o mais alto padrão mundial de excelência operacional, é baseado em uma avaliação completa da cultura de uma organização e em como ela conduz a resultados de classe mundial. Os examinadores de Shingo se concentram no grau em que os Princípios Orientadores Shingo do Modelo Shingo ™ são evidentes no comportamento de cada funcionário. Os examinadores observam o comportamento e determinam a frequência, duração, intensidade e escopo do comportamento baseado em princípios desejados. Eles também observam o grau em que os líderes se concentram em princípios e cultura, e os gerentes se concentram no alinhamento de sistemas para conduzir comportamentos ideais em todos os níveis.

As organizações que recebem o reconhecimento do Shingo se dividem em três categorias:

Prêmio Shingo – um símbolo mundialmente reconhecido do estabelecimento de uma organização de sucesso de uma cultura ancorada em princípios de excelência empresarial

Shingo Silver Medallion – organizações que amadurecem na jornada com foco principal em ferramentas e sistemas para melhoria

Medalha de Bronze Shingo – organizações nos estágios iniciais da transformação cultural com foco principal em ferramentas para melhoria

O Dr. Shigeo Shingo, nunca parou de buscar o sucesso, sempre insistiu em melhorar tudo – especialmente as coisas que parecem estar indo bem e nós continuamos seguindo seu exemplo.

Com o Modelo Shingo não é diferente, sua metodologia pode ser aplicada em diferentes tipos de empresas com foco nas pessoas e em seus comportamentos e sabemos que as empresas, as organizações são feitas por pessoas, logo o modelo está em constante evolução e  transformação para atender rapidamente as necessidades das empresas que dela fazem uso.

O modelo Shingo

 

Guia de dimensões de princípios

 

 

Dr. Shigeo Shingo

 

Prêmios Shingo